A notícia da morte do ex-boxeador Maguila, aos 66 anos, ícone do esporte no Brasil, marcou esta quinta-feira (24). Dias antes, porém, uma entrevista de 1992, em que ele defendia homossexuais, viralizou nas redes sociais. O trecho foi exibido no programa “25ª Hora”, da TV Record.
Na entrevista, Maguila diz que a homossexualidade não é doença e que a orientação sexual de pessoas que se relacionam com alguém do mesmo sexo é, na verdade, um dom.
“Então, para mim, esse negócio de ‘homossexualismo’ é para quem sabe ler, quem inventou esse nome científico. Eu não tenho estudo. Então, para mim, o ‘viado’, no caso, não é uma doença. Ele já nasceu com esse dom de ser ‘viado’ e transar com homem. Então, eu não acho que é uma doença. A pessoa já nasceu com dom”, disse o ex-pugilista.
Em outro momento da entrevista, disse que agiria com naturalidade quando o filho de cinco anos olhasse um beijo entre dois homens.
“Eu tenho um filho de cinco anos. Se eu vir um homem beijando o outro, e ele me perguntar: ‘Pai, o que é isso, um homem beijando o outro?’. Eu digo: ‘Todos os dois são ‘viados’. Pronto”, concluiu Maguila.
O ex-boxeador tratava uma doença degenerativa. Após piora no quadro clínico, foi para o hospital. O óbito foi confirmado na tarde desta quarta-feira (24).