Entidades do setor funerário pedem prioridade na vacinação contra Covid-19

Entidades do setor funerário pedem prioridade na vacinação contra Covid-19

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Entidades do setor funerário pedem prioridade na vacinação contra Covid-19  Amazônia Real
Entidades do setor funerário pedem prioridade na vacinação contra Covid-19
Amazônia Real

Entidades de 8 estados do setor funerário pedem a prioridade no plano de vacinação contra a Covid-19. As informações são do repórter Guilherme Oliveira, da Rádio Bandeirantes

A justificativa do Sindicato de Cemitérios e Crematórios, que lidera a iniciativa, é que os funcionários estão diariamente na linha de frente.

Além disso, em julho de 2020, o setor funerário foi considerado como serviço essencial, destaca a presidente do Sincep, Gisela Adissi.

“Sepultadores, atendentes e motoristas estão na linha de frente lidando diretamente com familiares de pessoas infectadas, com pessoas que tiveram contato com o vírus, estão dentro dos ambientes dos hospitais na retirada dos corpos, por exemplo. É o setor de prestação de serviços essencial, um setor que não pode contar com uma quarentena”, explica Gisela.  

O setor engloba cerca de 14 mil empresas e mais de 40 mil pessoas e, com a alta de mortes por causa da doença, o trabalho aumentou.

Além disso, por se tratar de um trabalho especializado, a reposição dessas pessoas é pequena, ressalta Gisela Adissi. 

“Imagina que a gente tenha, por exemplo, um número muito grande de sepultadores infectados não é uma mão de obra que é substituível com facilidade, não existe voluntário para sepultar, é uma mão de obra especializada, assim como os motoristas”, disse Gisela.    

Um ofício pedindo a prioridade na vacinação já foi enviado às secretárias estaduais de saúde, como as de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Mais notícias

Carregar mais