Lenda do xadrez deixa torneio após ser punido por usar jeans na competição

Magnus Carlsen abandonou a disputa após quebrar o código de vestimenta da modalidade

Enxadrista norueguês Magnus Carlsen após abandonar torneio
Reprodução/Redes Sociais

O norueguês Magnus Carlsen, considerado o melhor enxadrista do planeta, foi deixou um torneio da modalidade nos EUA na última sexta-feira (27) por vestir jeans durante a competição. 

O número 1 do mundo defendia o seu título em uma das categorias quando foi alertado pela organização sobre a quebra do código de vestimenta. Ele recebeu uma multa de 200 libras (cerca de R$ 1500) e foi alertado para trocar de roupa imediatamente. 

Carlsen se recusou a mudar de calças, fazendo que o torneio não o colocasse para jogar na rodada seguinte. O dinamarquês então decidiu sair do torneio. 

Em grandes eventos da Federação Internacional de Xadrez, os participantes precisam vestir terno e calças sociais. 

Em uma entrevista para o canal especializado “Take Take Take”, o enxadrista disse que participou de um almoço de negócios e esqueceu sobre o vestuário. Ele ainda afirmou que se ofereceu para jogar no dia com a roupa que estava e só mudar no dia seguinte, mas a oferta foi recusada. 

“Eu não questionei. Honestamente, eu estou velho demais para ligar. Se eles não querer recuar, tudo bem”, explicou Carlsen durante a entrevista. 

Em suas redes sociais, a lenda do xadrez ironizou a situação postando uma foto do “look” com uma sigla que significa “roupa para o dia”. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Em um comunicado, a Federação Internacional de Xadrez afirmou que as regras de vestimenta são aplicadas há anos e conhecidas por todos, com vestiários próximos exatamente por este motivo. 

Segundo o código de ética da entidade, “todos os atletas e sua equipe precisam estar de acordo com elevados padrões de vestimenta em torneios de elite”.

Polêmica com rival

Não é a primeira vez que Calrsen causa polêmica ao abandonar um torneio. Em setembro de 2002, ele abalou o mundo do xadrez ao abandonar uma competição após perder para Hans Niemann, insinuando que o rival trapaceou durante a disputa. 

O ato gerou uma onda de investigações contra Niemann, que admitiu ter quando jovem usando programas de computador em jogos online. O enxadrista chegou a ser acusado de usar um “plug anal” para receber dicas sobre a melhor jogada durante jogos. 

Uma ação legal de Niemann contra Carlsen e outras entidades do mundo do xadrez terminou em um acordo extrajudicial que inocentou o atleta de todas as acusações.

Em um comunicado, o dinamarquês reconheceu que não havia qualquer indício de trapaça na partida contra o rival, e que aceitaria enfrentá-lo novamente no futuro. Os dois jogaram múltiplas partidas ao longo de 2024. 

Quem é Magnus Carlsen

Magnus Carlsen, 34 anos, é considerado um dos maiores enxadristas da história. Cinco vezes campão mundial, ele é o líder do ranking da Federação de Xadrez desde 2011, ficando atrás apenas de Gary Kasparov em tempo de no topo. 

Ele chegou a ter a pontuação de 2882, a maior já conquistada por um atleta na história. Ele também tem a maior sequência de vitórias seguidas da história do esporte, com 125 jogos seguidos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.