O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou nesta segunda-feira (6) e anunciou que não liderará seu partido, o Liberal, nas próximas eleições parlamentares do país. A decisão marca o ápice da crise política que há tempos já ronda a nação. Mas afinal, o que levou à queda do homem que já estava há 9 anos no poder?
Justin Trudeu foi eleito em 2015 e chegou ao governo com alta popularidade, sendo visto como uma promessa de renovação na polícia, tendo vencido três eleições. O primeiro-ministro capitaneou diversas políticas progressistas e buscou trazer paridade entre homens e mulheres em seus ministérios.
Entretanto, nos últimos anos, a reputação de Trudeau foi corroída por polêmicas, entre elas um escândalo relacionado a uma organização de caridade que ganhou um contrato do governo canadense e mais tarde descobriu-se que ela possuía laços com a família do primeiro-ministro, tendo inclusive pago pessoas de seu círculo próximo para que participassem de eventos.
O político foi investigado e não chegou a ser acusado formalmente, mas outros problemas como altos índices de inflação de alimentos e um aumento no preço de moradias prejudicaram ainda mais a imagem de Trudeau.
O resultado foi que o partido Liberal começou a perder uma série de eleições, inclusive em regiões em que era historicamente muito forte. Atualmente, ele aparece mais de 20 pontos atrás do Partido Conservador nas pesquisas para as próximas eleições, que estão programas para outubro deste ano.
A eleição de Donald Trump nos EUA complicou ainda mais a situação. uma vez que o presidente eleito tem uma relação extremamente conturbada com o primeiro-ministro.
Não demorou muito para que Trump ameaçasse impor tarifas de 25% em todos os produtos do Canadá, o que turvou o cenário econômico da região.
A reação de Trudeau a estes comentários foi considerada insuficiente por membros de seu próprio partido, que começaram a criticá-lo abertamente.
A crise chegou ao auge quando Chrystia Freeland, vice-primeira-ministra e ministra das finanças, anunciou sua renúncia e enviou uma carta repleta de críticas ao chefe.
Para piorar, Jagmeet Singh, líder do Novo Partido Democrático, disse que retiraria o apoio que dá ao atual governo.
O coro de pedidos de membros do partido Liberal para que Trudeau renunciasse só aumentou a partir daí e resultou em sua renúncia.
Agora, o partido escolherá um novo líder. Resta saber se isso será suficiente para que o grupo político consiga permanecer no poder após as eleições de outubro.