Faltando menos de 15 dias antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, muitos estudantes estão recorrendo ao Google para tirar algumas dúvidas sobre as provas, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Segundo um levantamento feito pela Sala Digital, parceria do Grupo Bandeirantes com o Google, os estados que mais buscam sobre o Enem são: Rondônia, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Além de estar com os estudos em dia, os candidatos devem prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital. Veja quais são as principais dúvidas dos internautas:
Local de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou a data de divulgação dos locais de prova do Enem 2024. No entanto, o anúncio deve ser realizado ainda nesta semana e poderá ser consultado na Página do Participante.
Quando a prova do Enem será aplicada?
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia, horário de Brasília.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. O segundo será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
No primeiro dia do exame, os participantes deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Será proposta uma situação-problema, que servirá de base para o desenvolvimento da redação.
Pode usar lápis?
O edital diz que o candidato não pode portar lápis, lapiseira e borracha, por exemplo, nem no rascunho. O gabarito oficial do exame é preciso preencher com caneta esferográfica preta, que é a única cor aceita pela organização da prova, fabricada em material transparente.
“No entanto, o Cartão-Resposta/Folha de Redação deverá ser preenchido com caneta fabricada em material transparente de tinta preta, sob pena de inviabilizar a leitura óptica e a correção de suas respostas e de seu texto de redação”, diz trecho do edital.
Tempo mínimo de prova
Nos dois dias, a abertura dos portões deve acontecer às 12h e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões. O tempo mínimo para realizar a prova é de 2 horas.
Pode levar comida?
Como as provas são longas, é recomendado que o participante leve algum alimento leve, como lanche natural e barra de cereal, e água ou outra bebida para manter a hidratação durante a prova, desde que não seja alcoólico.
Saiba quais são os documentos aceitos no Enem
Os candidatos que forem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro poderão utilizar documentos digitais para identificação no local da prova, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br.
A partir deste ano, não será mais aceita a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da mudança é garantir mais segurança ao exame.
Também são considerados documentos válidos para identificação do participante a cédula de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade legal como documento de identidade; o passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Para os participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um desses documentos: passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente.
Enem
Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.
As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).