O prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) abre nesta segunda-feira (5) e vai até as 23h59 do dia 16. Os candidatos podem se inscrever no site oficial do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado sairá no dia 16 de janeiro de 2024.
Este ano, o Enem completa 25 anos desde a sua criação, e o Band Jornalismo trará uma série de reportagens especiais sobre o exame.
Calendário do Enem
- INSCRIÇÕES: 5 a 16 de junho
- Pagamento da taxa (R$ 85): 5 a 21 de junho
- Solicitação de uso do nome social: 5 a 16 de junho; resultado sai dia 26 de junho
- PROVAS: 5 e 12 de novembro
- GABARITO: 24 de novembro
- Enem para pessoas privadas de liberdade: 12 e 13 de dezembro
- RESULTADO DO ENEM: 16 de janeiro de 2024
Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No primeiro dia, 5 de novembro, os candidatos respondem às provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e fazem uma redação. No segundo dia, 12 de novembro, são realizadas as provas de ciências da natureza e de matemática.
Como se inscrever
A inscrição para o Enem deve ser realizada no site https://enem.inep.gov.br/participante. O interessado deve informar o número de seu CPF e a data de nascimento. Será aceita apenas uma inscrição por número de CPF. Depois de finalizada, a inscrição não poderá ser cancelada, ainda que dependa de confirmação de pagamento.
Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.
Após concluir a inscrição, não será possível alterar essa opção:
- Informar endereço de e-mail único e válido, número de telefone fixo ou celular válido.
- Indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame.
- Solicitar, se necessário, atendimento especializado, de acordo com as opções descritas.
- Selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de língua estrangeira.
Senha
- Criar cadastro e senha de acesso para a Página do Participante, no endereço: https://sso.acesso.gov.br, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Ela será solicitada para:
- alterar dados cadastrais, de município de provas, se houver vagas, e de opção de língua estrangeira, durante o período de inscrição;
- acompanhar a inscrição na Página do Participante;
- consultar o local de provas;
- consultar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição;
- obter os resultados individuais pela internet;
- inscrever-se em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).
A senha é pessoal, intransferível e de responsabilidade do participante. O participante que esquecer a senha cadastrada terá a opção de recuperá-la pelo endereço sso.acesso.gov.br.
Foto e informações
O participante é responsável por preencher corretamente as informações prestadas no sistema de inscrição, inclusive as relacionadas ao Questionário Socioeconômico, inserir os documentos solicitados e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. Os dados informados no Questionário Socioeconômico e os referentes à situação do ensino médio não poderão ser alterados.
- O participante deverá anexar, no sistema de inscrição, sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).