O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (16) o balanço do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Segundo a pasta, 60 candidatos tiraram a nota mil na redação, ou seja, nota máxima. Desse total, quatro são da rede pública. Na edição anterior, em 2022, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima.
Os candidatos escreveram uma redação sobre "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista dos estados com mais nota máxima na redação, foram sete casos em cada. Na sequência aparecem o Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis. Depois, aparece Bahia, Ceará e Goiás, com quatro.
Os candidatos da rede pública que tiraram nota máxima são dos estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Tocantins, com um participante em cada.
O Enem teve pouco mais de quatro milhões de inscritos, sendo que 2.734.100 realizaram as provas de forma efetiva, o que representa 68% de participação. O MEC não divulgou a quantidade de candidatos que zeraram a redação.
O governo também divulgou a nota mínima, máxima e a média por cada área de conhecimento abordada no Enem. Em matemática e suas tecnologias, por exemplo, a mínima foi de 319,8; a média de 534,9; e a máxima foi de 958,6. Veja abaixo: