A Enel, concessionária de energia elétrica na capital e na região metropolitana de São Paulo recebeu um novo auto de infração do Procon, avaliado em R$ 13,3 milhões. Desta vez, pelo apagão em outubro deste ano, quando milhões de consumidores tiveram o fornecimento de eletricidade interrompido durante vários dias.
Esta é a terceira penalização da empresa em um ano devido à má prestação de serviços e problemas na distribuição de energia elétrica. A última infração, de R$ 12,7 milhões, ocorreu em meio ao apagão de novembro de 2023. A Enel tem até 21 de novembro para pagar ou recorrer ao Judiciário desta multa.
Já os prazos para recurso da segunda autuação, feita no primeiro trimestre deste ano no apagão de março, também é de R$ 12,7 milhões, mas se encontram vigentes.
Em nota, a Enel reforçou o compromisso com os clientes e investe para minimizar o impacto no serviço em meio aos eventos climáticos. "A companhia precisou reconstruir trechos inteiros da rede elétrica e restabeleceu a energia gradativamente para todos os clientes afetados em menos de 6 dias", informou, justificando a falha na energia elétrica após as chuvas que atingiram São Paulo em outubro.
Enel recebe novo auto de infração
Rovena Rosa/Agência Brasil