As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão abertas a partir desta segunda-feira (22). Os interessados poderão se inscrever até o dia 2 de junho, através do site http://enccejanacional.inep.gov.br/.
A prova é destinada para todos aqueles que não completaram os estudos na idade adequada para cada etapa. Para fazer o exame de conclusão de ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos até a data da prova. Para completar o ensino médio, a idade mínima é 18 anos.
A aplicação da prova está prevista para 27 de agosto. O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Saiba mais sobre quem pode fazer o Encceja abaixo.
Quem pode se inscrever
Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada etapa de ensino. Para se inscrever, é necessário ter no mínimo:
- 15 anos completos até 27 de agosto, para aqueles que não terminaram o ensino fundamental;
- 18 anos completos até 27 de agosto, para aqueles que não terminaram o ensino médio.
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
Como se inscrever
- Acesse http://enccejanacional.inep.gov.br/;
- Clique em "Inscrição 2023";
- Preencha CPF, data de nascimento e a checagem de que não é um robô;
- Após se registrar, clique na opção "Clique aqui para acompanhar sua inscrição", para consultar local de prova e outras informações.
Quanto custa a inscrição
A participação é gratuita, menos para quem se inscreveu na edição anterior, não compareceu e não justificou ou teve a justificativa reprovada.
Nesses casos, o participante deve pagar R$40, através de boleto gerado pelo site de inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou lotérica até 9 de junho.