Notícias

Encarregado da Ucrânia afirma que corredores humanitários não estão funcionando

Anatoliy Tkach afirmou que os bombardeios continuam na Ucrânia impossibilitando a saída das pessoas

Por Da redação

Em coletiva realizada em Brasília na tarde deste sábado (5), o encarregado da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, afirmou que os corredores humanitários no país ainda não estão funcionando. 

“Não estão funcionando, os corredores humanitários. Estava previsto para começarem a funcionar hoje, mas a Rússia violou os acordos, e seguiu com os bombardeios e impossibilitou a retirada das pessoas e a criação desses corredores” disse. 

A medida foi combinada no último encontro entre os representantes russos e ucranianos. Mais cedo, a Rússia havia anunciado um "cessar-fogo parcial" para abrir corredores humanitários nas cidades de Mariupol e Volnovakha. Como a região de Mariupol está sem água e sem energia elétrica, o corredor humanitário também serviria para a chegada de alimentos e medicamentos. 

Na última sexta-feira, o chanceler alemão, Olaf Scholz, trouxe à tona a informação de que uma terceira rodada de negociações entre as delegações russas e ucranianas deve acontecer. O encontro está previsto para acontecer na próxima segunda-feira. A conversa entre Putin e Scholz aconteceu por telefone. Logo em seguida, a chancelaria alemã fez o anúncio.

Um assessor ucraniano que participou da segunda rodada de negociações disse, pelas redes sociais, que a Ucrânia não alcançou os resultados que precisava, apesar da manutenção dos corredores humanitários.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais