Empresários, produtores rurais e CACs (Colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) foram os alvos da 11ª fase da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, realizada nesta quinta-feira (11). A informação foi confirmada por uma fonte da PF à Band Brasília.
O objetivo da ação é identificar que financiaram e fomentaram os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando criminosos invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Superior Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
Além dos 22 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, por ordem do STF, a Justiça também bloqueou bens e ativos dos investigados até o limite de R$ 40 milhões. O valor será usado para a cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.
A PF investiga os crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.