Empresário denuncia golpe do QR Code em Curitiba: 'Amigo foi até ameaçado'

Cristiano Galego diz que grupo criminoso atraiu ele e outras vítimas com falsa proposta de investimento na capital paranaense

Por Andrey MattosLuiza Lemos

Cabeleireiro e outros empresários foram enganados
Reprodução/Instagram

Um grupo de empresários sofreu um golpe curioso em Curitiba, capital do Paraná. Por meio de um QR Code, criminosos acessaram todas as redes sociais e aplicaram golpes e chegaram a ameaçar as vítimas. O empresário e cabeleireiro Cristiano Galego contou com exclusividade ao Band.com.br como o grupo foi atraído pelos bandidos e como um cardápio on-line tomou o acesso de todas as redes sociais dos empresários. 

Cristiano conta que o golpe ocorreu durante um coquetel de apresentação de um empreendimento com uma proposta de investimento. “Na hora da apresentação do menu de jantar, haviam mulheres servindo canapés e eles pediram para acessarmos um QRCode para vermos o menu completo, mais elaborado, para podermos jantar”, explica. 

“Demos ok nas comidas que a gente queria e sempre aparecia uma segunda tela, fomos dando ‘ok’ em tudo, mas estranhando a quantidade de opções que apareciam”, diz. O empresário afirma que, ao ir embora, reparou que o telefone ‘estava esquisito’. “Já no outro dia eu já não tinha acesso ao Facebook, WhatsApp e Instagram. Consegui recuperar o Instagram através de outro telefone que tenho para fazer essa recuperação, também voltei às outras redes, mas tenho amigos que não conseguiram”, diz. 

Além das redes sociais invadidas pelos bandidos, Cristiano diz que um dos empresários foi ameaçado. “Porque tinham conversas no WhatsApp traindo a esposa, eles pediram dinheiro para ele, falando que iriam expor as fotos e coisas dele”, afirma. 

Golpe começou com carta-convite

Segundo o cabeleireiro, o golpe foi iniciado pelos bandidos dias antes, com um convite enviado pelos correios para o grupo de empresários da capital paranaense, na última terça-feira (27). “Eu e mais empresários de Curitiba fomos convidados para ver um projeto de empreendimento de um centro comercial na sexta-feira (30) onde éramos convidados para fazer um investimento no local, em que seríamos sócios”, explica. 

Apesar do projeto ser interessante, Cristiano e os outros empresários estranharam o local. “O projeto parecia interessante, mas tudo muito simples, diferente do convite que chegou. Cheguei lá e encontrei amigos e empresários da cidade”, diz. O empresário conta que o responsável pelo falso projeto sabia disfarçar a desconfiança dos convidados. 

"Me mostraram o empreendimento, a estrutura idealizada, como seria esse espaço comercial, nós receberíamos coparticipação de lucros das lojas, aluguel de lojas e outras coisas”, conta. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.