Claudio Castro foi empossado como novo governador do Rio de Janeiro neste sábado (01) em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Rio, após a confirmação do processo de impeachment de Wilson Witzel pelo Tribunal Especial Misto na última sexta (30). As informações são da BandNews FM.
Durante discurso de posse, Castro se comprometeu com o diálogo e com a retomada de empregos em um período que nomeou de "reconstrução".
O político afirmou ainda que, nas próximas semanas, o estado vai lançar um programa de combate à fome.
A sessão de posse foi aberta pelo presidente da Alerj, André Ceciliano, que afirmou que o Rio de Janeiro vive um novo capítulo da história.
Castro vai ficar no cargo até o final de 2022, completando o mandato de Witzel no governo do Rio de Janeiro. Ele ocupou, de forma interina, o cargo de governador do Rio desde agosto do ano passado. À época, o então governador Wilson Witzel foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça por suspeita de corrupção na área da saúde durante a pandemia da covid-19.
Com os direitos políticos suspensos por cinco anos, o ex-governador do Rio Wilson Witzel teve o impeachment aprovado por unanimidade após ser considerado culpado pela acusação de crime de responsabilidade durante a pandemia.
Antes de ocupar o cargo, Castro foi vereador da capital fluminense, sendo eleito pela primeira vez em 2016. Com 42 anos, ele se torna o governador mais jovem desde a redemocratização no estado.