O ano de 2021 terá vários feriados prolongados. Bom para quem pode descansar, mas péssimo para vários comerciantes, que temem deixam de faturar diante do cenário atual.
A quantidade de emendas preocupa principalmente nas cidades que estão fora do circuito turístico. As portas fechadas ou o baixo movimento de consumidores nesses dias representam queda importante na receita.
Ao todo serão nove feriados nacionais, o Carnaval - ainda sem data prevista por conta da pandemia -, além dos pontos facultativos, feriados municipais e estaduais.
Um levantamento da Fecomércio em São Paulo estima que o setor deixará de faturar R$ 15,8 bi, quase 1% do que o segmento vende ao longo de um ano.
As perdas mais significativas são de setores que ganham pouco com o comércio online, como o de móveis e decoração. A estimativa é que nos feriados deste ano, o faturamento caia mais de 20% em comparação ao ano passado.
Em meio à pandemia, as compras “por impulso” foram reduzidas por conta dos novos hábitos do consumidor. E nos feriados, isso ainda é mais evidente.