Em discurso no G20 deste sábado, dia 30, Bolsonaro afirmou que o grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo precisa adotar esforços adicionais para garantir a produção de vacinas contra a Covid. O presidente brasileiro é o único líder de estado no evento que não está vacinado contra o coronavírus.
A TV oficial do governo brasileiro não transmitiu o discurso ao vivo. A transcrição foi divulgada pela assessoria de imprensa do presidente.
No discurso, Bolsonaro declarou que os esforços do G20 deveriam concentrar-se no combate à pandemia, que continua a assolar muitos países. “Entendemos, portanto, que cabe ao G20 esforços adicionais pela produção de vacinas, medicamentos e tratamentos dos países em desenvolvimento”, disse ele.
O que mais rolou no primeiro dia do G20?
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (30) em conversa informal com Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, que a economia do Brasil está “voltando forte”. Ele também criticou a imprensa nacional e disse que Petrobrás é um problema. O flagra foi do colunista do Grupo Bandeirantes, Jamil Chade. Assista:
Também segundo Jamil, que acompanha o evento in loco, G20 terá acordo preliminar para vacinar 70% da população de cada país até 2022. Assista: