O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou, em reunião virtual com governadores nesta quarta-feira (17), o cronograma de entregas, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas. As informações são da BandNews TV.
Pazuello disse que, do final de fevereiro até julho, serão distribuídas aos Estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, que garantem a continuidade da vacinação da população brasileira de forma igualitária e gratuita. Dentre as fornecedoras do imunizante, 112,4 milhões de doses serão da Oxford/AstraZeneca, fabricadas pela Fiocruz; 77,6 milhões serão da CoronaVac, do Instituto Butantan e 10,6 milhões de doses do consórcio Covax Facility.
As próximas entregas aos Estados acontecem ainda em fevereiro: serão 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Para março, a pasta também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca.
Após a reunião, governadores afirmaram que estão dispostos a dar o que definiram como "mais um voto de confiança" ao ministro. Mas frisaram que a necessidade urgente de imunizantes não mudou e que vão acompanhar o cronograma com ceticismo, porque promessas feitas pelo governo federal já foram descumpridas.