Notícias

Em avião da FAB, equipe da Band embarca para missão humanitária na Turquia

Equipe conta com bombeiros, médicos, agentes da Defesa Civil e cães farejadores, além de 6 toneladas de equipamentos para ajudar nas operações de resgate

Da Redação

A equipe de ajuda humanitária do Brasil com bombeiros, policiais militares, médicos, agentes da Defesa Civil e cães farejadores embarcou em uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Turquia na noite desta quarta-feira (8). Eles vão auxiliar nas operações de resgate das vítimas do terremoto de magnitude 7.8 que atingiu a região sul turca e da Síria na última segunda-feira (6). Segundo as autoridades, 17 mil mortes estão confirmadas. 

A equipe da Band, com os jornalistas Narley Resende e Rodrigo Hidalgo e os cinegrafistas Dário Costenaro e Hércules Silva, embarcaram com os profissionais no avião da FAB para fazer a cobertura da tragédia que devastou essas regiões do Oriente Médio. 

Segundo a Força Aérea Brasileira, a equipe conta com 42 pessoas especializadas em busca e resgate e salvamento - agentes de São Paulo, além de Minas Gerais, Espírito Santo e do Distrito Federal. Além de cinco cães farejadores. 

A equipe de ajuda humanitária está levando à Turquia seis toneladas de donativos, entre os equipamentos estão ferramentas hidráulicas para rompimento de concreto ou madeira, material de corte, material de uso geral e para escorar escombros, material para trabalho em altura e de atendimento pré-hospitalar, além de equipamento para montar uma unidade médica para rápido atendimento.

O Ministério da Saúde doou três “kits calamidade” que contêm, cada um, 250 quilos de medicamentos e itens emergenciais, eles têm capacidade para atender até 500 pessoas por 3 meses e 1,5 mil pessoas pelo período de dois meses.

O governo brasileiro acompanha a situação da Turquia com atenção desde o dia que o país foi atingido pelo terremoto de magnitude 7.8 e já procurava formas de enviar ajuda humanitária ao país do Oriente Médio. “As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul, estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno, em regime de plantão”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais