Em 7 dias, choveu na cidade de SP o esperado para todo mês de novembro

Segundo a Defesa Civil, a chuva esperada para novembro na capital era de 145mm, porém, em sete dias já choveu 163mm

Por Da redação

Chuva forte atinge o centro de São Paulo
Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil do estado de São Paulo informou nesta quinta-feira (7) que já choveu na capital paulista o esperado para todo o mês de novembro no período de sete dias. Os dados foram colhidos nas estações meteorológicas. 

Segundo o órgão estadual, a chuva esperada para a cidade de São Paulo, para todo o mês, é de 145 milímetros (mm), porém, nos primeiros sete dias de novembro já choveu 163mm. 

Com o tempo instável, a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões de São Paulo entre esta quinta (7) e sexta-feira (8). Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre alto (de 80mm a 150mm) e muito alto (acima de 150mm). 

Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis estarão alto. Já na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, os níveis de acumulados de chuva serão muito alto. 

Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais.

Diante deste cenário, o governo de São Paulo instalou às 8h desta quinta-feira o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado.

Orientações de segurança:

  • Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
  • Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
  • No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
  • Evite tomar banho durante a tempestade;
  • Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
  • Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
  • Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.

Receba alertas da Defesa Civil 

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Qualquer pessoa pode se cadastrar, de forma gratuita, para receber alertas de risco de desastres naturais, por mensagens de texto, em seu celular.

Para receber a notificação da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.