Retrospectiva 2024: Eleições têm extensa cobertura da Band e vitória da centro-direita

Após uma eleição em 2022 marcada pela polarização entre esquerda e direita, as eleições de 2024 mostraram uma tendência de centro-direita

Por Andrey Mattos

Porém, no resultado, os eleitores colocaram no poder políticos mais voltados para a centro-direita em boa parte das prefeituras. Confira agora como foram algumas disputas e a cobertura extensa feita pela Band em mais um ano eleitoral. 

Eleição em SP teve muita polêmica com Pablo Marçal

Datena e Marçal causaram polêmicas ao debaterem (Renato Pizzutto/Band)

A maior cidade do país tomou conta do noticiário nas eleições, principalmente pelas polêmicas e ataques entre os candidatos. O empresário e ex-coach Pablo Marçal foi o principal personagem da corrida eleitoral quando o assunto foi ofender e atacar os adversários. 

No debate feito pela Band, o primeiro, como manda a tradição, reuniu os principais candidatos e foi recheado de ataques. Marçal provocou confusão com Guilherme Boulos, Tabata Amaral e Ricardo Nunes, chamando-os de apelidos e fazendo insinuações falsas, como a que indicou que Boulos era usuário de drogas. 

Expulsão de Marçal e cadeirada de Datena

Depois do Debate da Band, os candidatos paulistanos fizeram uma verdadeira maratona de debates em tvs, sites, jornais e revistas. Em uma dessas sabatinas, após diversas provocações e não cumprimento de regras, Marçal acabou expulso e um de seus assessores agrediu o marqueteiro da campanha de Ricardo Nunes. O caso parou na delegacia. 

Porém, o momento que mais repercutiu foi a agressão com uma cadeirada no debate da TV Cultura. Lá, Marçal provocou todos os seus concorrentes como já vinha fazendo. Quando provocou Datena, o apresentador perdeu a paciência e bateu com uma cadeira em Marçal. 

Datena agride Pablo Marçal em debate (Foto: Reprodução/TV Cultura)

A TV Cultura rapidamente foi para o intervalo e momento depois voltou, já sem os dois, e encerrou o debate. O caso repercutiu muito no meio político e nas redes sociais, mas acabou tendo pouco efeito prático para os envolvidos. 

O resultado do primeiro turno foi de vitória de Ricardo Nunes, que foi para o segundo turno com Guilherme Boulos. Marçal quase conseguiu ir para a disputa, com mais de 1 milhão de votos, mas acabou ficando em terceiro. 

O segundo turno da eleição em São Paulo foi mais “morno”. Nunes tinha uma vantagem confortável, apontada pelas pesquisas, enquanto Boulos tentava tirar uma imagem de extremista. 

Boulos x Nunes no Debate da Band no Segundo turno (Foto: Renato Pizzutto/Band)

No debate na Band, os dois estiveram presentes, e trouxeram mais propostas. Porém, não faltaram provocações quando os candidatos tinham a palavra e domínio do tempo, formato inovador aplicado pelo diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, em 2022 e repetido agora em 2024. Em certo momento do debate, Boulos e Nunes se abraçaram no centro do palco, numa demonstração que o clima estava mais “leve”.

Em busca de mais votos, o deputado federal surpreendeu na reta final da campanha e chegou a participar de uma sabatina com Marçal pelas redes sociais, mas no fim das contas o atual prefeito acabou reeleito. Nunes obteve 3.393.110 votos (59,35% dos votos válidos), enquanto o candidato Guilherme Boulos (PSOL) recebeu 2.323.901 votos (40,65% dos válidos).

Vitória da centro-direita

Após uma eleição em 2022 marcada pela polarização entre esquerda e direita, as eleições de 2024 mostraram uma tendência de centro-direita. Prova disso, foi a consolidação da força do PSD, de Gilberto Kassab. O partido do ex-prefeito de São Paulo vai comandar 887 prefeituras, o MDB 856 e o PP 747. 

Das 26 capitais de estados, PSD e MDB irão comandar cinco cada um a partir de 2025.

Extensa cobertura da Band

Cobertura da Band nas eleições 2024 (Foto: Renato Pizzutto/Band)

E como é tradição, a Band fez uma extensa cobertura multiplataforma das eleições 2024. O Grupo Bandeirantes abriu espaço para o eleitor mostrar as principais necessidades de suas cidades com programas especiais, como o Nossa Cidade, e também trouxe os principais nomes da disputa para debates e sabatinas nas rádios do grupo e também na TV. 

O Band Eleições debateu com candidatos e especialistas o que deveria ser feito para melhorar a vida da população. Além de analisar os cenários apresentados pelas pesquisas. 

A Band, como já é tradição, realizou os primeiros debates da corrida eleitoral de 2024. E ao todo, foram mais de 56 debates pelo Brasil reunindo os candidatos às prefeituras. Cobertura que esteve na TV, no rádio e também no digital. O band.com.br e o Bandplay transmitiram todos os debates que aconteciam de norte a sul do país de foram simultâneas. 

Durante a votação e apuração dos votos, a BandNews TV teve cobertura de 24 horas no ar. Estivemos no TRE de cada cidade e registramos os eleitos de todos os municípios do Brasil no primeiro e no segundo turno. 

Tópicos relacionados

Mais notícias