Eduardo Bolsonaro defende anulação de decisões após vazamentos contra Moraes

Para o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista à Band, todos os processos contra bolsonaristas devem ser anulados

Por Túlio Amâncio

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL), em entrevista à Band, quer que todos os processos relatados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra bolsonaristas sejam anulados. A declaração do parlamentar é uma resposta à reportagem da Folha que mostra supostos pedidos do magistrado por relatórios não oficiais contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Todos os processos, aos quais Alexandre de Moraes atuou e que tiveram como réus acusados pessoas ditas bolsonaristas ou de direita, devem ser anulados por uma questão de justiça”, disse o deputado ao repórter Túlio Amâncio, da Band Brasília.

Apoiadores de Bolsonaro estão entre os investigados nos inquéritos das fake news e milícias digitais, cujas relatorias são de Moraes. Segundo reportagem da Folha, mensagens de assessores do ministro, quando era presidente do TSE, indicam que bolsonaristas eram perseguidos.

Não pode um cara, que deseja me prender e me seleciona para ser investigado, ser o mesmo que vai julgar a mim e a minha família (Eduardo Bolsonaro em entrevista à Band)

Críticos de Moraes usam as mensagens reveladas pela Folha para sustentarem que o ministro cometeu abuso de autoridade ao usar o TSE para produzir relatórios que embasassem decisões contra apoiadores de Bolsonaro. O jornal informou que as conversas dos assessores foram trocadas, via WhatsApp, entre agosto de 2022 e maio de 2023.

A Folha também destaca que relatórios teriam sido ajustados quando não satisfaziam Moraes. O jornal ainda disse que teve acesso a mais de 6 gigabytes de arquivos e mensagens. Em algumas delas, há relatos da irritação do ministro devido à demora no atendimento das ordens.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais