Edmundo González, opositor do regime na Venezuela, se reúne com Javier Milei na Argentina

Político reuniu centenas de apoiadores na Casa Rosada, em Buenos Aires

Da redação

González Urrutía e Javier Milei
Reprodução/REUTERS

O líder da oposição na Venezuela, Edmundo González Urrutia, se reuniu neste sábado (4) com o presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Rosada, em Buenos Aires. 

Pelo X, González afirmou que iria conversar sobre “a situação política venezuelana, seu impacto na região e os dias que virão”. Após o encontro, os dois cumprimentaram apoiadores venezuelanos que se reuniram na Praça de Maio em frente à sede do governo argentino. 

“Estamos fazendo o que a causa da liberdade exige, nem mais, nem menos”, disse Milei na recepção ao opositor de Nicolás Maduro na Casa Rosada. A visita ocorre seis dias antes da posse presidencial na Venezuela. 

O ditador Nicolás Maduro deve tomar posse para um terceiro mandato na semana que vem depois de ter se declarado vencedor da eleição em julho, em meio a diversas suspeitas de fraude. Diversos países, entre eles o Brasil, não reconhecem o resultado da eleição.

A visita de González ocorre enquanto autoridades venezuelanas oferecem uma recompensa de 100 mil dólares (620 mil reais na cotação atual) por informações que levem à sua prisão e em meio à escalada da tensão entre os países após a prisão de um militar argentino na Venezuela. González exilou-se na Espanha em setembro e prometeu retornar a seu país para "tomar posse" no lugar de Maduro.

Após o encontro com Milei, González Urrutia viajará a Montevidéu para se reunir com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, e com o chanceler, Omar Paganini.

A reunião na tarde de sábado na Torre Executiva (sede da Presidência), segundo fontes do governo, será um "sinal de apoio" às reivindicações do opositor venezuelano sobre os resultados eleitorais em seu país.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.