'Dunas da Gal': trecho da praia de Ipanema vira patrimônio cultural

Prefeitura do Rio reconheceu pedaço como parte da história da cidade

Da redação

'Dunas da Gal': trecho da praia de Ipanema vira patrimônio cultural
Reprodução

Um pedaço da praia de Ipanema foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Conhecida como “Dunas da Gal”, apelido dado na década de 1970 graças aos encontros culturais começados por Gal Gosta no trecho em frente à Rua Teixeira de Melo, a parte da praia recebeu o reconhecimento nesta sexta-feira (18). 

No texto, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, destaca a participação da cantora baiana no espaço. O local ganhou notoriedade na década de 1970 pela reunião de artistas, intelectuais, surfistas e outros grupos. A formação de dunas nas areias da praia ocorreu em 1972, nas obras da construção do emissário submarino de Ipanema. Gal Costa, que morreu no último dia 9, era presença constante no local. 

A decisão considera que a cantora viveu décadas no Rio de Janeiro e se identificou com a cidade, além disso, que há a “importância de prestar homenagem à artista após o falecimento, reconhecendo o valor do legado para a música e cultura popular carioca”. 

Em Ipanema, também há a expectativa do calçadão ganhar uma estátua de Gal Costa, prometida pelo prefeito Eduardo Paes após pedidos de fãs da cantora nas redes sociais. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.