Duas pessoas morrem em colapso de hotel na Alemanha

Desabamento de andar de hotel na cidade vinícola de Kröv, popular destino turístico, também deixou outros sete soterrados – cinco foram resgatados. Linha de investigação analisa se obras no local podem ter sido a causa.

Por Deutsche Welle

undefined undefined

Duas pessoas morreram e duas seguem soterradas após um hotel entrar em colapso na noite desta terça-feira (06/08) na cidade de Kröv, no estado alemão da Renânia-Palatinado.

Segundo a polícia, no momento do desabamento de um andar do prédio havia quatorze pessoas no local. Cinco conseguiram sair ilesas e outras cinco foram retiradas dos escombros – entre elas um casal de holandeses e o filho de dois anos, resgatados na manhã desta quarta-feira, após mais de dez horas.

Segundo o porta-voz do centro de operações de emergência, Jörg Teusch, as duas vítimas que seguem soterradas provavelmente estão gravemente feridas. Elas estão conscientes e mantêm contato por celular e por microfones direcionais instalados a partir de perfurações nos escombros.

Teusch afirmou a jornalistas que a estrutura do prédio segue instável, o que dificulta o resgate. As equipes não puderam entrar imediatamente no local devido ao risco de uma tragédia ainda maior. Desde a noite de terça-feira, a força-tarefa já contou com a ajuda de 250 pessoas, com a ajuda de drones e cães farejadores.

Obras poderiam ter causado colapso

A causa do colapso ainda não foi confirmada. Uma das linhas de investigação analisa se obras na terça-feira, poucas horas antes do desastre, poderiam ter sido a causa do desabamento.

O edifício é original de 1700 e foi ampliado em dois andares em 1980.

"Nunca encontramos uma situação em que um edifício desabasse assim", disse Tausche, de acordo com o jornal alemão Bild. "Se você tirar a carta errada, o castelo inteiro desmorona", comparou.

Pelo risco de novos desabementos, 21 moradores das imediações tiveram que deixar suas casas e estão em um centro de acolhimento.

Kröv, no sudoeste da Alemanha, é uma cidade vinícola de pouco mais de 2 mil habitantes às margens do rio Mosela, conhecida pelo vinho Kröver, o "Kröver Naked Arsch", e bastante popular entre turistas.

gq/le (dpa, ots)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais