Duas ativistas são presas por jogarem sopa de tomate em quadro de Van Gogh

Ativistas contra a exploração e consumo de derivados de petróleo protestaram na Galeria Nacional, em Londres

Por Édrian Santos

Dupla de ativista joga sopa de tomate em quadro de Van Gogh Reprodução/Just Stop Oil
Dupla de ativista joga sopa de tomate em quadro de Van Gogh
Reprodução/Just Stop Oil

Ativistas contra a exploração e consumo de petróleo e gás jogaram sopa de tomate em uma obra de Van Gogh no Reino Unido. O grupo Just Stop Oil divulgou as imagens na manhã desta sexta-feira (14). O quadro atingido foi “Girassóis”, pintado em 1888.

O grupo exige a suspensão de todas as atividades do Reino Unido com combustíveis de origem fóssil. A pintura de Van Gogh está exposta na Galeria Nacional, em Londres. A dupla foi presa.

As ativistas estão, há 14 dias, em ações espalhadas no Reino Unido. Segundo o Just Stop Oil, o governo britânico não age de forma eficaz para combater os danos da crise climática. 

“A crise do custo de vida é impulsionada pelos combustíveis fósseis. A vida cotidiana tornou-se inacessível para milhões de famílias com fome e com frio. Elas não podem nem mesmo aquecer uma lata de sopa. Enquanto isso, as colheitas estão falhando e as pessoas estão morrendo em monções sobrecarregadas, grandes incêndios florestais e secas intermináveis "causadas pelo colapso climático”, disse Phoebe Plummer, de 21 anos.

Outra ativista, Anna Holland, de 20 anos, citou a Somália, país de baixo desenvolvimento humano na África, para atacar o consumo de derivados de petróleo no mundo. Segundo ela, o uso desses combustíveis força a migração de milhões de pessoas.

“A Somália enfrenta agora uma fome apocalíptica, causada pela seca e alimentada pela crise climática. Milhões estão sendo forçados a se mudar e dezenas de milhares enfrentam a fome. Este é o futuro que escolhemos para nós mesmos se pressionarmos por petróleo e gás”, pontuou Holland na manifestação. 

Pelas redes sociais, a Galeria Nacional informou que a polícia foi chamada e que as ativistas foram presas. Visitas na sala onde houve o protesto foram suspensas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais