Doria anuncia retorno de São Paulo à fase amarela; escolas não serão fechadas

Da Redação

Doria fez pronunciamento na tarde desta segunda-feira Valter Campanato/Agência Brasil
Doria fez pronunciamento na tarde desta segunda-feira
Valter Campanato/Agência Brasil

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (30), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou que todo o Estado vai retornar à fase amarela do Plano São Paulo, de combate à pandemia do novo coronavírus.

Doria disse que a decisão foi tomada depois de “um claro aumento da instabilidade da pandemia" e que a medida não fecha comércios, nem bares, nem restaurantes, embora seja mais restritiva para evitar aglomerações e aumento de contágio.

Veja o anúncio de João Doria:

A programação de volta às aulas também está mantida, e as escolas não serão fechadas, segundo o governador.

“Precisamos do apoio da população, dos micro, pequenos, médios e grandes empresários e dos heróis que são os profissionais da saúde", disse Doria. 

“Precisamos ter cautela, paciência, resiliência, compreensão e muita orientação principalmente aos mais jovens, para que evitem aglomerações, usem máscaras, lavem as mãos e compreendam que a Covid não foi embora", completou.

Com a fase amarela, comércios e serviços podem funcionar 10h por dia, e não 12h, como vinha ocorrendo na fase verde. A ocupação dos estabelecimentos fica limitada a 40% no geral, e 30% no caso das academias. Eventos com público em pé estão proibidos.

  • Seis regiões que estavam na fase verde regrediram para a amarela: Grande SP, incluindo capital (que estava na fase verde desde 9 de outubro), Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Baixada Santista.
  • As outras 11 regiões já estavam na fase amarela e, portanto, não terão mudanças: Araraquara, Araçatuba, Barretos, Bauru, Franca, Marília, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Registro.
  • Assista à coletiva do governo do Estado:

Mais notícias

Carregar mais