O Senado americano absolveu neste sábado, 13, o ex-presidente Donald Trump do segundo processo de impeachment. Ele foi absolvido de incitar à violência que resultou na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso americano, em 6 de janeiro. As informações são da BandNews TV.
Para que fosse condenado por obstrução de justiça e obstrução ao Congresso, o ex-presidente deveria ser considerado culpado por dois terços dos parlamentares presentes à sessão, o que corresponderia a 67 votos. O placar final foi de 57 votos a favor e 43 contra o impeachment.
O resultado era esperado, já que, para ser aprovado, o pedido de destituição tardia precisava contar com o voto a favor de 17 republicanos, além dos 50 democratas.
No dia 6 de janeiro, o congresso americano teve de ser fechado durante uma sessão que iria protocolar Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos. Trump era julgado por incitar uma insurreição quando discursou a apoiadores em frente à Casa Branca. Logo após o fim do discurso, uma multidão de apoiadores do republicano invadiu o Capitólio. Cinco pessoas morreram.