Domingo de Ramos: entenda a data que marca início da Semana Santa

Dia que antecede a Páscoa celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e tem como marco os ramos de árvores nas missas

Da redação

Domingo de Ramos: entenda a data que marca início da Semana Santa
Ramos são utilizados nas missas que antecedem a Páscoa
Reprodução/Pixabay

Católicos de todo o mundo celebram neste domingo (13) o Domingo de Ramos, data que marca o início da Semana Santa, antecedendo o domingo de Páscoa e encerrando a Quaresma. A data é celebrada principalmente pela Igreja Católica, mas também reconhecida por outras vertentes cristãs. 

Na celebração do Domingo de Ramos, os católicos levam para casa ramos abençoados por padres para a casa. A missa de Ramos, segundo o Vaticano, é celebrada pelo menos desde o ano 400 d.C.

O que é o Domingo de Ramos?

Segundo o Evangelho, no domingo que antecede a Páscoa, Jesus chega montado em um jumento em Jerusalém e é acolhido por uma multidão festiva. Na Bíblia, além da festa por ele, Jesus chora prevendo o sofrimento que irá passar na cidade, na Sexta-feira da Paixão, quando é crucificado. 

Ao entrar na cidade, ele é tratado como salvador, ou o que poderia libertar o povo e dar novo sentido à vida. Para a Igreja Católica, o Domingo de Ramos é um preparo para viver os dias santos, até a ressurreição de Cristo. 

Qual o significado do Domingo de Ramos?

Para os católicos, a data tem diversos significados. A chegada de Jesus em um jumento, não um cavalo, demonstra que o Reino de Deus se impõe com humildade, mansidão e paz, não guerra. 

Além disso, o Domingo de Ramos traz uma reflexão sobre a vida e o destino inevitável, como o que Jesus enfrentou dias após o domingo em que foi recebido com festa. Para a Igreja, Jesus, ante às dúvidas do porquê sofrer e morrer, deu a resposta com a vida, pela humanidade. 

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos e do Brasil, a data também faz um questionamento aos fiéis, se estão dispostos a seguir Jesus até a cruz, com humildade e fé. 

O que significam os ramos do Domingo de Ramos?

Os ramos eram usados para saudar reis que chegavam vitoriosos de uma batalha. No caso de Jesus, ele foi saudado como rei messiânico e a esperança na palavra dele. 
 

Tópicos relacionados

Mais notícias