Dólar em alta valoriza exportação do milho e preço do ovo pode subir

Dólar em alta valoriza exportação do milho e preço do ovo pode subir

Da Redação, com Jornal da Band

Preço do ovo pode subir nos próximos meses; aumento pode impactar também no valor das carnes de porco e frango
Unsplash

Nos últimos quatro meses, cresceu em cerca de 50% o custo de produção do ovo de galinha. O aumento é resultado do elevado preço do milho e do farelo de soja, base da ração das aves, que mais que dobrou. 

A crescente nos preços está ligado a alta do dólar, que torna mais atraente para o produtor exportar os grãos do que vender no mercado interno. Para diminuir o prejuízo, a saída para muitas granjas têm sido reduzir a produção.

Em uma granja visitada pelo Jornal da Band no interior de São Paulo, o recuo foi de 40% e o efeito pode ser sentido em breve pelo consumidor no bolso. Com a oferta menor do produto, o preço pode disparar. Os produtores enxergam uma possível instabilidade no setor. 

“O milho, que custava cerca de R$ 45 subiu para R$ 83 em um saco de 60kg. A granja hoje tá dando prejuízo, tá trabalhando no vermelho”, contou Oscar Brambilla Filho, dono da empresa. 

Desde o começo do ano, o ovo já ficou mais caro segundo o IBGE. A alta no preço da ração deve também impactar o preço da carne de frango e suínos, podendo impulsionar ainda mais a inflação dos alimentos. 

“A galinha come em dólar e bota em real. O único jeito de salvar a categoria é subindo o preço do ovo e vai ser de uma hora para outra”, lamenta o produtor.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.