Quatro policiais militares foram feridos nesta segunda-feira (7) durante operação realizada no complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura da cidade, os soldados Cardoso, 34, e Lopes, 36, foram levados às 7h11 para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, mas a Secretaria de Saúde informou que já chegaram mortos ao local.
Entre os outros dois atingidos por tiros, a secretaria anunciou que o tenente Marques, 33 anos, chegou ao hospital às 6h46 ferido no rosto e no ombro esquerdo. “A direção da unidade informa que o paciente segue em atendimento e que, no momento, está lúcido, orientado e estável”, acrescentou.
O quarto policial, foi ferido na mão, foi levado para o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, também em Caxias. Não há informação sobre o quadro clínico dele.
Segundo o Instituto Fogo Cruzado, cerca de 122 agentes de segurança (guarda municipal, bombeiros, policial militar e policial civil) baleados só em 2022 no estado do Rio de Janeiro, desse total 63 morreram.
Combate a crimes
De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, policiais militares do 15ºBPM (Duque de Caxias), de batalhões subordinados ao 3º Comando de Policiamento de Área (Baixada Fluminense) e de unidades do Comando de Operações Especiais (COE) participam da operação na comunidade. O objetivo é “coibir movimentações criminosas, incluindo as relacionadas a roubos de veículos e roubos de carga”.
Segundo a secretaria, as equipes estavam entrando por um dos acessos da Mangueirinha quando, no início da ação, criminosos fizeram disparos de arma de fogo contra as viaturas, resultando nas duas mortes e ferimentos outros policiais militares feridos “em decorrência do ataque criminoso”.