O Arquivo Nacional tornou públicos relatos sobre óvnis avistados no ano passado no país. São os mais recentes registros de um fenômeno que acontece há bastante tempo, e já mobilizou até caças da Aeronáutica.
Não é de hoje que pilotos de aviões comerciais avistam objetos estranhos no céu. Novos relatos reforçam a presença de óvnis - objetos voadores não identificados - no Brasil.
Só no ano passado, 30 novos relatos foram registrados pela Força Aérea Brasileira. Os documentos agora são públicos e foram divulgados pelo Arquivo Nacional.
Em janeiro de 2023 um piloto disse ter visto um óvni por 40 minutos, em São Paulo. Eram 4 ou 5 luzes fortes, brancas e que se movimentavam numa velocidade muito rápida.
O piloto disse que ficou espantado porque as luzes e a movimentação dos objetos não correspondiam a um satélite, lixo espacial ou qualquer outro fenômeno conhecido".
Em fevereiro, outro piloto disse ter visto quatro óvnis perto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em navegantes, outro piloto disse ter visto quatro óvnis com luzes vermelhas e verdes. Também tiveram registros no Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Os relatos dos pilotos de avião que viram óvnis no Brasil têm semelhanças que chamam a atenção: muitos viram luzes intensas no céu limpo, sem nuvens e elas se movimentavam numa velocidade muito superior a de aviões comerciais.
- Piloto: Ele aumenta a luminosidade e diminui. Está agora, estamos avistando. "Tá" bem, luminosidade bem forte. Aumenta e diminui.
- Torre: Para sua informação, nós temos tido várias observações, várias informações desses objetos não identificados. No entanto para sua segurança e para sua tranquilidade não temos tido notícias que esses objetos, ou seja lá o que for, tenha interferido com a navegação.