Documento Band viaja pela “Espanha de Picasso”

A reportagem rodou quase cinco mil quilômetros pelos quatro cantos da Espanha

Da redação

No Documento Band deste sábado, uma encantadora e impressionante viagem pela vida e obra de um dos maiores artistas do século XX – Pablo Picasso. 

Para lembrar os 50 anos da morte do pintor, os jornalistas Giba Smaniotto, Fernando Mattar e Claudinei Matosão rodaram quase cinco mil quilômetros pelos quatro cantos da Espanha – da Andaluzia a Galícia, da Catalunha ao país Basco, passando por cidades essenciais na formação do artista. 

Picasso produziu milhares de trabalhos. Em 78 anos de carreira, pintou mais de 13 mil quadros, realizou mais de 100 mil desenhos e mais de 300 esculturas. 

A série começa por Málaga, cidade natal de Picasso e onde seu pai, que era pintor e desenhista, lhe ensinou os primeiros passos. Seguimos para La Corunha, onde o artista passou a infância e parte da adolescência. Foi nessa cidade que Picasso começou, de fato, a pintar. Da Galícia, nossa equipe viajou para a região da Catalunha, na moderna Barcelona.

Aos 14 anos, Picasso ingressou na Escola de Belas-Artes da cidade e teve seu primeiro estúdio. Ele foi um artista de vanguarda e revolucionou a arte moderna. Foi num pequeno vilarejo, Horta de San Joan, que Picasso viveu dois momentos importantes da sua vida e foi onde ele desenvolveu a técnica do cubismo geométrico, um marco da arte moderna. 

Em Madri, na capital, visitamos o museu Reina Sofia, onde está em exposição uma das obras mais enigmáticas e famosas do artista: o quadro Guernica, símbolo da luta contra opressão e o autoritarismo. 

Depois de Madri, nossa equipe foi até a cidade de Guernica para entender a inspiração do pintor em retratar detalhes de um dos momentos mais tristes da cidade.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.