Documento Band mostra neste sábado (17) uma expedição ao Pico da Neblina

Programa vai ao ar às 20h30 na Band com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no Youtube

Da redação

Documento Band mostra neste sábado (17) uma expedição ao Pico da Neblina
Documento Band mostra reportagem sobre o Pico da Neblina
Band

Você já pensou em participar de uma aventura pela Floresta Amazônica e chegar ao ponto mais alto do Brasil? É o que você vai ver neste sábado, no Documento Band - uma expedição ao Pico da Neblina. A montanha fica na fronteira com a Venezuela, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e faz parte dos territórios tanto da Terra Yanomami como do Parque Nacional do Pico da Neblina. 

O Documento Band vai ao ar às 20h30 na Band com transmissão simultânea no canal Band Jornalismo no Youtube (assista abaixo)

Durante toda a subida, os aventureiros são acompanhados por pilotos de barco, guias, carregadores e cozinheiras yanomami. O Pico da Neblina é conhecido pelos indígenas como Yaripo – a Montanha do Vento, local sagrado para eles. Antes de partir, o grupo recebe a benção dos pajés da tribo, uma forma de proteção aqueles que decidem subir a montanha e aceitar o desafio de percorrer uma trilha cheia de perigos e obstáculos. 

É preciso ter preparo físico, disposição para encarar desafios como chuvas constantes, calor, frio, umidade. O trajeto completo inclui percursos de avião, carro por estradas de lama, barcos e a trilha que corta a Floresta Amazônica. São muitos os desafios como noites em acampamentos, alimentação extraída da floresta. E o ápice, a chegada ao cume da montanha, o ponto mais alto do nosso país.

Na segunda reportagem, o Documento Band vai embarcar numa experiência única pelos segredos da Amazônia, que abriga a maior biodiversidade do Planeta. Vamos conhecer o sapo kambô, cujo veneno é cobiçado por muitos cientistas e usado em pesquisas para o desenvolvimento de novos compostos medicinais como antibióticos e remédios contra o câncer. 

E a mais recente descoberta para o uso do açaí – construção civil. Isso mesmo, as resistentes fibras do caroço do açaí são transformadas em um resistente material que pode ser usado em qualquer tipo de alvenaria como armários, móveis para divisórias, entre outros. É o açaí se tornando uma nova matriz econômica da região. E as lendas e curiosidades da Floresta Amazônica como o lendário boto-cor-de-rosa e o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, ambos com risco de extinção. Nosso desafio é entender os mistérios que fazem dessa floresta um lugar único no mundo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais