Documento Band deste sábado destaca a Conjuração Mineira e a Batalha do Jenipapo

Programa vai ao ar às 20h30 na tela da Band, com transmissão simultânea pelo canal do Band Jornalismo no YouTube

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O Documento Band deste sábado (22) traz duas reportagens especiais sobre os movimentos que lutaram pela Independência do Brasil: a Conjuração Mineira e a Batalha do Jenipapo.  O programa vai ao ar às 20h30, com transmissão simultânea pelo canal do Band Jornalismo no YouTube (veja acima).

A primeira reportagem vai abordar a Conjuração Mineira, um dos primeiros movimentos organizados por brasileiros com o objetivo de conseguir a independência do país em relação a Portugal. A equipe da Band viajou por Minas Gerais e Portugal e explica as causas e consequências deste movimento ocorrido no final do século XVIII. Você vai saber porque a Coroa Portuguesa decidiu aumentar os impostos pagos pela Colônia após ver o crescimento da extração de pedras preciosas, em especial do ouro. Esse foi o estopim para o início da luta pela independência, organizada por proprietários rurais, intelectuais, padres e militares.

 Um dos principais personagens desse episódio da nossa história foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes - um símbolo e líder da Conjuração Mineira. Por sua atuação, ele foi preso e condenado à morte - foi enforcado em 21 de abril de 1792 e teve o corpo esquartejado, uma forma de desencorajar outras tentativas de conspiração. Executado como criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após nossa Independência, em 1822.

Na segunda reportagem, a equipe foi até o Piauí e mostra os 200 anos da Batalha do Jenipapo, conhecido como o confronto mais sangrento envolvendo brasileiros e portugueses na luta pela Independência. Você vai entender como os brasileiros, armados com foices e facões, enfrentaram o exército português, fortemente armado para a época. E ainda, por que um episódio tão importante da nossa história permanece desconhecido da maioria dos brasileiros.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.