Com a pandemia do coronavírus, as doações de sangue acabaram diminuindo. A chegada do fim de ano também preocupa, já que nessa época há tradicionalmente uma queda na coleta devido ao início das férias e às festas de fim de ano.
Na Fundação Pró-Sangue, que abastece cerca de 100 hospitais no estado de São Paulo, quatro dos oito tipos sanguíneos têm estoque em níveis considerados críticos: O+, O-, A- e B-. Em nível de alerta, a quantidade de sangue A+ também é baixa.
Mas, afinal, quem pode doar sangue? É seguro doar sangue em meio à pandemia do coronavírus? Algum grupo sanguíneo tem mais probabilidade de desenvolver a forma grave da covid-19? Tire suas dúvidas a seguir:
É seguro doar sangue na pandemia?
As fundações e postos de coleta adotaram uma série de medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus.
Para evitar aglomerações, os hemocentros adotaram um sistema on-line de reserva de horário para as doações. Além disso, o uso de máscara é obrigatório.
Quais são os requisitos para doar sanque?
Para doar sangue, os requisitos básicos são:
- Apresentar documento original com foto;
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos devem apresentar a documentação necessária e um formulário de autorização;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Caso a pessoa tenha recebido alguma vacina recentemente, é preciso esperar alguns dias para doar. No caso da vacina da gripe, a espera é de 48 horas;
- O mesmo período se aplica à pós-vacinação contra a covid-19 com a CoronaVac. Já no caso das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Janssen é preciso aguardar por 7 dias;
É preciso ainda respeitar os intervalos para doação. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e um máximo de 4 vezes nos últimos 12 meses. Já as mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e um máximo de 3 vezes nos últimos 12 meses.
Qual tipo de sangue pode doar para todas as pessoas?
O tipo O- é conhecido como doador universal por doar para todos os outros tipos (A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-). Por outro lado, quem tem esse tipo de sangue só pode receber de volta O-.
Quem é AB+, por sua vez, só doa para AB+, mas pode receber doação de todos os outros tipos sanguíneos.
Quem tem sangue do tipo A tem anticorpos contra B, e vice-versa. Por isso, quem é A+, por exemplo, pode doar para AB+, A+ e receber doação de A+, A-, O+ e O-.
Algum tipo de sangue tem mais risco para covid?
Ainda não se sabe ao certo se algum tipo sanguíneo corresponde a um maior risco de desenvolvimento de formas graves da covid-19.
Em março deste ano, uma pesquisa publicada na revista científica Blood Advances apontou que o coronavírus tem uma “forte preferência” em se ligar a determinadas proteínas que existem apenas no tipo A, o que não se observou em células dos tipos sanguíneos B e O.
No entanto, outro estudo publicado em abril no periódico JAMA (Journal of the American Medical Association) apontou que não foram encontradas associações específicas entre o tipo sanguíneo e a covid-19.