O Distrito Federal está a mais de 150 dias sem chuva, segundoe levantamento meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que perfaz cinco meses de uma seca intensa.
A última vez que houve registro de chuva neste ano foi em 23 de abril. Este ano de 2024 só perde para o ano de 1963, quando o Distrito Federal registrou, à época, 163 dias sem chover.
Além disso, faziam 20 anos que a capital federal e regiões administrativas não enfrentavam uma seca tão rigorosa. A última vez foi em 2004, quando o Distrito Federal ficou 147 dias sem chuva.
Desde os anos 80 há um aumento significativo na quantidade de dias secos, com uma média de 80 dias, segundo o Inmet. Em 2024, foi registrado o segundo maior período, superado apenas por 1963.
O inmet alerta que a seca que Brasília enfrenta aumenta o risco de incêndio e afeta a qualidade do ar e orienta a população a intensificar os cuidados diários, ingerindo bastante líquido, o uso de filtro solar e, para se proteger das fumaças das queimadas, o uso de máscaras.
Na transição de setembro para outubro, é possível que ocorram rápidas pancadas de chuva isoladas.