
Hamdan Ballal, co-diretor do filme vencedor do Oscar de Melhor Documentário, foi espancado e preso pelo Exército de Israel na noite de segunda-feira (24). A informação foi confirmada pelo outro diretor, Yuval Abraham, nas redes sociais e pelo Exército de Israel à Reuters.
Segundo Yuval, que está em contato com a advogada de Hamdan, o diretor teria sido algemado e vendado, enquanto dois soldados o espancaram. O palestino segue detido na delegacia de Kiryat Arba, assentamento israelense no sul da Cisjordânia.
Yuval afirmou nas redes sociais que após a confusão, soldados invadiram a ambulância que Hamdan chamou e o levaram. "Ele está ferido e sendo mantido em uma delegacia em um assentamento", escreveu Yuval.
Forças de Israel afirmaram à Reuters que prendeu três homens, incluindo Ballal, que ficou ferido na confusão. Segundo os militares, os soldados interviram após alguns palestinos jogarem pedras nos veículos de israelenses.
Yuval e Hamdan são diretores do filme "No Other Land", documentário que mostra a destruição na comunidade de Masafer Yatta por forças de Israel na Cisjordânia. No discurso, o também diretor Basel Adra pediu o fim da injustiça na região.
"Apelamos ao mundo para que tome medidas sérias para pôr fim à injustiça e à limpeza étnica do povo palestino", afirmou na cerimônia.