O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, estará no Brasil nesta segunda-feira (5) e se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
Na agenda de Tedros Adhanom consta também um encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O governo federal deve pedir ajuda para ampliar a oferta da vacinação contra a dengue em meio ao aumento significativo de casos da doença no país.
O Sistema Único de Saúde (SUS) possui doses para imunização completa, com duas doses, de apenas 700 mil pessoas. Porém, há uma demanda enorme pela vacina, já que a doença está se alastrando pelo mundo e a produção do imunizante ainda é muito limitada.
Centro de emergência
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (1º) o lançamento de um Centro de Operações de Emergência para controle da epidemia de dengue no Brasil. Durante reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), e Brasília, Nísia fez um chamamento pedindo mobilização nacional por parte de estados e municípios.
“Quero fazer aqui um chamamento público para a união de todo o país neste momento. para proteger nossa população e para prevenir, uma vez que sabemos que a maior parte dos focos [do Aedes aegypti], mais de 75%, se encontra nas casas”, disse. “Apenas com essa união podemos avançar no sentido de estarmos protegendo nossa população desse quadro de dengue e, possivelmente, de outras arboviroses.”
Situação de emergência no Rio
A cidade do Rio de Janeiro entrou nesta segunda-feira (5) em emergência devido ao aumento do número de internações por suspeita de dengue. O decreto assinado sexta-feira (2) pelo prefeito Eduardo Paes foi publicado na edição desta segunda do Diário Oficial do município.
Na última sexta-feira, a prefeitura apresentou um plano de contingência para enfrentamento à epidemia da doença, que prevê medidas de assistência à população e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
De acordo com dados divulgados na sexta-feira, o município do Rio de Janeiro já registra mais de 10 mil casos de dengue neste ano, quase a metade dos registros de todo o ano de 2023 (22.959). A taxa de incidência é de 160,68 por 100 mil habitantes.