A ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita “Mulher Economista de 2023” pelo sistema Confecon/Conrecons, que reúne o Conselho Federal de Economia e os conselhos regionais da categoria. Desde março, a economista ocupa a Presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, com sede na China.
O Cofecon afirmou que a escolha de Dilma se deu em 4 fases. Houve a indicação das concorrentes pelos conselheiros federais, Conselhos Regionais de Economia e pela Comissão Mulher Economista e Diversidade da entidade.
Em lista secreta, o plenário do Cofecon formou lista décupla (com 10 nomes), a partir da qual os Corecons elaboraram a uma lista tríplice (com 3). O nome de Dilma foi o escolhido em votação secreta realizada no plenário do Cofecon.
“A escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023 reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil”, diz trecho do comunicado do Cofecon.