Canal Livre: Rubens Ricupero comenta papel do Brasil na Guerra da Ucrânia

Diplomata e ex-ministro é convidado do Canal Livre neste domingo (24) e fala das declarações de Lula sobre conflito

Da redação

O Canal Livre recebe neste domingo (24) Rubens Ricupero. O diplomata e ex-ministro da Fazenda comentou o papel do Brasil na guerra da Ucrânia e citou como o presidente Lula leva a situação de forma ambígua. 

Para Ricupero, o Brasil não tem papel importante na guerra, mas sim na diplomacia no geral. “Pelo peso específico do país e pela diplomacia que é muito presente, a opinião do Brasil conta. Acho que quanto a isso, nós não conseguimos definir bem esse governo, porque bastaria seguir o que a carta das Nações Unidas diz, que afirma que a invasão é uma violação do direito internacional, porque negar essa clareza, qual o benefício?”, questionou. 

O também professor e advogado pontuou no programa que Lula pode querer o papel de mediação no conflito coma  Rússia. “Mas isso não vai acontecer, porque a mediação, se houvesse alguém para desempenhar esse papel, seria de países próximos, como a Turquia. O Brasil é distante e a ideia que o Lula tem às vezes, de uma mediação coletiva, não funciona”, pontuou. 

“Quando uma política não é clara, é difícil defender, por isso ele tropeça. A posição não se sustenta”, completou. 

O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Rodolfo Schneider e participação dos jornalistas Fernando Mitre, Adriana Araújo e Sérgio Gabriel. A partir de meia-noite, o programa é reexibido na TV aberta, na tela da Band.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.