Foi detectado na Bahia o primeiro caso de reinfecção no Brasil com a mesma mutação do coronavírus encontrada na África do Sul. As informações são da Paloma Morais, da BandNews FM.
O caso foi descoberto por cientistas do Instituto D'or em uma profissional de saúde de Salvador. Ela teve Covid-19 duas vezes: em junho e outubro de 2020, com reinfecção comprovada por meio de sequenciamento genético.
A variante é da mesma linhagem encontrada pela primeira vez no país no Rio de Janeiro, em dezembro.
A linhagem brasileira e a sul-africana são diferentes, mas compartilham a mesma mutação (E484K), que pode tornar o vírus mais transmissível. Essa mutação altera o chamado RDB, o ponto em que o coronavírus se liga às células humanas.
Essa é a região crítica da proteína mais importante do coronavírus, a espícula, ou S, alvo da maioria das vacinas e dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo sistema imunológico.
Como é o ponto de ligação entre o vírus e as células, o RDB é atacado pelos anticorpos. Embora não exista qualquer evidência, é preciso investigar se isso afeta a eficácia dos imunizantes.
O estudo é do Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador, e foi submetido à revista Lancet. A descoberta já foi comunicada ao Ministério da Saúde e às autoridades de saúde da Bahia.