Os destroços de uma aeronave usada durante a Segunda Guerra Mundial foram encontrados na Baía do Tubarão, no litoral do Maranhão. O avião estava submerso no mar há 78 anos.
O Bombardeiro B-25D fazia a rota entre o Brasil e a África, e seguia para o norte do continente africano no momento da queda, em 1943. Seis militares norte-americanos morreram no acidente ocorrido na cidade de Humberto de Campos, a 153 km de São Luís.
Com o auxílio de pescadores da região, pesquisadores coordenaram as buscas pelos vestígios da aeronave --moradores antigos da cidade comentavam há muitas décadas sobre os destroços.
Entre as partes recuperadas estão o trem de pouso, que pesa aproximadamente 5 toneladas. Novas operações buscarão os demais pedaços da aeronave.
“A queda do Bombardeiro B-25D, durante a Segunda Guerra Mundial, é um caso de um acidente que estava afundado na história. Era de conhecimento de alguns moradores, de forma superficial, mas não havia uma correlação do que se tratava, ou sua finalidade”, explica Wellington Matos, um dos pesquisadores responsáveis por esta descoberta.
Autoridades planejam a construção de um museu na cidade para fomentar o turismo local.