Desembargadores do Maranhão são alvos da PF por corrupção e lavagem de dinheiro

Operação da PF investiga suposta participação de desembargadores e juízes do Maranhão em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro

Da redação

Desembargadores do Maranhão são alvos da PF
Divulgação/Ribamar Pinheiro

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), uma operação que mira uma suposta organização criminosa suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). 

A Band Maranhão apurou que quatro desembargadores e dois juízes estão na mira das investigações. 

Ao todo, são cumpridos 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Maranhão, Rio de Janeiro e Pará. Agentes públicos que atuam no TJ-MA foram afastados dos cargos e tiveram bens sequestrados. Outra medida cautelar é o monitoramento eletrônico.

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de atuar na manipulação de processos no TJ com o intuito de obter vantagem financeira. São investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Fontes ligadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelaram para a reportagem da Band Brasília que o ministro Luís Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça, instaurará procedimento e pedirá o compartilhamento das provas.

Veja as medidas judiciais aplicadas

  • mandados de busca e apreensão;
  • sequestro e indisponibilidade de bens;
  • ⁠monitoração eletrônica;
  • proibição de acesso ou frequência no TJ-MA;
  • afastamento dos cargos;
  • ⁠proibição de contato entre os investigados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.