Pelo menos 41 deputados do partido Democrata dos Estados Unidos pediram ao presidente Joe Biden a revogação do visto de Jair Bolsonaro. Em carta assinada pelos parlamentares na quarta-feira (11), os políticos também pedem para o presidente dos EUA a cooperar com a investigação do Brasil sobre os atos antidemocráticos em Brasília.
Na carta, divulgada pelo Washington Post e Reuters, os deputados pedem para o país apoiar a democracia e a Justiça no Brasil. “Não podemos permitir que Bolsonaro ou outro oficial brasileiro de se refugiar nos Estados Unidos para escapar da Justiça por quaisquer crimes que eles tenham cometido quanto estavam no poder”, diz a carta.
O documento também solicita que verifique se há base legal para a permanência de Bolsonaro no país e revogue o visto diplomático do ex-presidente da República.
Na segunda (09), Ned Price, secretário de Estado dos EUA, citou que o ex-presidente e a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, devem deixar o país ou pedir a mudança de visto em até 30 dias após ele deixar o cargo.
Bolsonaro está na Flórida desde dezembro de 2022. Ele voou para o país dois dias antes do término do mandato e não passou a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva.