Deolane Bezerra deixou a Colônia Penal Feminina, na cidade de Buíque, no agreste de Pernambuco, nesta terça-feira (24), após o Tribunal de Justiça do estado conceder habeas corpus para a influenciadora e outros investigados da Operação Integration, no inquérito que apura lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
O pedido de habeas corpus foi solicitado pela defesa de Darwin Henrique, dono da casa de apostas Esporte da Sorte. Na decisão, o tribunal estendeu para outros 17 investigados, incluindo a influenciadora e a mãe, Solange Bezerra.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Eduardo Guilliod determinou que os investigados:
- Não podem mudar de endereço sem prévia autorização judicial;
- Não podem se ausentar da Comarca onde residem, sem prévia autorização judicial;
- Não podem praticar outra infração penal dolosa;
- Precisam comparecer em até 24 horas, pessoalmente, no Juízo da 12ª Vara Criminal da Capital, para assinatura de Termo de Compromisso, em que tomarão ciência de todas as cautelares estabelecidas.
Na decisão, o desembargador também proibiu que os investigados frequentem qualquer empresa que esteja correlacionada com o objetivo da investigação da operação ou participem de qualquer tomada de decisão sobre a atividade econômica de qualquer empresa que faça parte do inquérito. Além disso, também estão proibidos de fazer publicidade ou menção a qualquer plataforma de jogos.
Valores seguem bloqueados
Eduardo Guilliod, porém, decidiu manter as ordens de bloqueio de valores e sequestros de bens determinados pela Polícia Civil, “na medida em que a ação de habeas corpus não se presta para discutir tais medidas”.
A decisão não cita o mandado de prisão em aberto contra o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que, segundo a Polícia Federal, deixou o país e está em Miami, nos Estados Unidos.
Operação Integration
A Operação “Integration”, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais, apreendeu carros de luxo, avião, helicóptero, joias e embarcações e bloqueou mais de R$ 2 bilhões em ativos financeiros. Foram cumpridos 19 mandados de prisão, incluindo o da influenciadora Deolane Bezerra, presa no dia 4 de setembro.
Além das prisões, foram emitidos 24 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares na capital de Pernambuco, em Campina Grande (Paraíba), Barueri (SP), Cascavel e Curitiba (PR), e Goiânia (GO).
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, a investigação foi “iniciada em abril de 2023, com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática de jogos ilegais e lavagem de dinheiro”.