Denúncias de crimes de ódio na internet cresceram 39,3% em 2022, diz Safernet

Xenofobia, intolerância religiosa e misoginia foram os que mais cresceram durante as eleições

Da redação

Denúncias de crimes de ódio na internet cresceram 39,3% em 2022, diz Safernet
Crimes de ódio crescem na internet
Reprodução/Freepik

Os crimes de xenofobia, intolerância religiosa e misoginia foram os três que mais cresceram em 2022. Isso é o que diz a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pela Safernet. Segundo o levantamento, as denúncias dos crimes aumentaram em 39,3%, ao avaliar o total de queixas sobre discurso de ódio na internet. 

Para a organização, que mantém uma central nacional para denunciar crimes contra direitos humanos na web, a xenofobia teve um aumento de 821% em relação à 2021, já intolerância religiosa teve crescimento de 522% e misoginia, de 184%. 

Entre janeiro e outubro de 2022, mês de eleições presidenciais no Brasil, a Safernet recebeu quase 55 mil denúncias, 39,3% a mais que as quase 40 mil no mesmo período em 2021. Este é o terceiro ano eleitoral em que a Safernet detecta denúncias em crescimento ante aos anos ímpares, em que não há eleições. 

Dos crimes de ódio analisados pela plataforma, apenas o neonazismo teve queda de 81,60%. Para a ONG, a razão é a explosão de casos registrados em 2021, “motivada principalmente por uma fala neonazista de um apresentador, por um gesto supremacista de um comentarista de TV, além da cobertura jornalística sobre o crescimento do neonazismo no Brasil”. 

Denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes também cresceram

A Safernet também aponta que as denúncias de pornografia infantojuvenil cresceram 9% no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2022, a Safernet recebeu quase 97 mil denúncias, ante a mais de 88 mil no mesmo período do ano anterior. 

Saiba como denunciar

Para fazer uma denúncia contra crimes de ódio ou de abuso sexual contra crianças e adolescentes, entre na Central Nacional de Denúncias da Safernet, onde analistas verificam se há indícios de crimes contra os direitos humanos. 

Além da Safernet, é possível denunciar um crime do tipo fazendo um registro de ocorrência pela web, nas demais delegacias eletrônicas pelo Brasil. É possível também denunciar conteúdos que violam os direitos humanos nas próprias plataformas, em opções que variam de denunciar a conta do usuário até a publicação feita. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais