"Democracia não pode ser questionada como vem sendo", diz Pacheco após conversa com Fux

Presidente do Senado se reuniu nesta quarta-feira (8) com o presidente do STF

Da Redação, com Band News TV

Rodrigo Pacheco disse ainda que episódio não pode resultar em crise entre os poderes Agência Senado
Rodrigo Pacheco disse ainda que episódio não pode resultar em crise entre os poderes
Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reuniu nesta quarta-feira (8) com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux. Ele ressaltou a importância da democracia, restabelecimento do diálogo entre os três Poderes e do respeito às divergências. 

“Nós precisamos de uma pauta propositiva e o ambiente dessa pauta propositiva é a democracia. E a democracia não pode ser aviltada, a democracia não pode ser questionada da forma como vem sendo questionada no país”, disse Pacheco. 

Segundo o presidente do Senado, os dois líderes concordaram “que o radicalismo e o extremismo são muito ruins e capazes de derrotar a democracia”. “Não precisamos concordar sempre, mas temos que respeitar as divergências", afirmou. 

Pacheco avaliou a conversa como “necessária”, um ponto de partida para o recomeço de uma relação positiva entre os Poderes, e a esperança é de que isso gere “frutos positivos para o país”. 

A reunião entre os três Poderes com o presidente Jair Bolsonaro foi desmarcada, mas a expectativa, segundo o líder do Senado, é de que ela aconteça nos próximos dias. 

Questionado se houve discussão sobre pedidos de impeachment, o Pacheco disse que não e afirmou que esses pedidos não podem ser banalizados, mostrando-se “contrário a usar o impeachment como solução de um problema”. “[O impeachment] é um instituto grave, excepcional e tem um rol taxativo. É preciso ter um filtro muito severo”, opinou. 

No início da sessão do STF, Luiz Fux afirmou que segue dialogando com os representantes de todos os Poderes, “sem prejuízo em relação a uma nova reunião”. “Apesar do cancelamento da reunião, o diálogo dos poderes nunca foi interrompido”, afirmou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais