Um delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, morreu após reagir a uma tentativa de assalto, no bairro da Lapa, zona oeste da capital, neste sábado (21).
Mauro Soares, de 59 anos, caminhava na calçada ao lado da esposa quando foram abordados por um homem, que desceu de uma moto estacionada. O delegado chegou a trocar tiros com o motoqueiro e ambos foram baleados.
O homem que aborda o casal estava acompanhado por um comparsa, que é procurado pela polícia. O ladrão tenta retirar um corrente do pescoço do delegado. No momento da abordagem, a mulher de Mauro Soares, que também é delegada, se protege ao lado de uma van.
Na sequência, ela pega a arma do marido, desarma o bandido e percebe que Mauro havia sido atingido por um disparo. Imagens de uma câmera de segurança registraram o caso. Nas filmagens, Mauro Soares aparece de camiseta laranja e o bandido vestido de preto e capacete.
O criminoso foi preso, e a perícia está atuando no local. O caso foi registrado como latrocínio no 91º Distrito Policial (Ceasa) e segue sob investigação pelo Deic.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que o criminoso já tinha sido preso em flagrante quatro vezes por crimes de roubos patrimoniais com uso de arma de fogo, inclusive, tinha sido condenado o ano passado e cumpria medida cautelar.
A SSP lamentou a morte de Mauro Soares, que atuava há 35 na Polícia Civil .