Delegação ucraniana se encontrará com russos na fronteira com Belarus

Confirmação do encontro foi publicada pelo gabinete do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, neste domingo (27)

Da Redação

Em comunicado publicado em uma rede social neste domingo (27), o gabinete do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a delegação ucraniana vai se encontrar com uma delegação russa "sem pré-condições", perto do rio Pripyat, na fronteira entre Ucrânia e Belarus. Encontro deve acontecer na segunda-feira, 27. 


A confirmação ocorreu depois que Aleksandr Lukashenko, presidente de Belarus, falou com Zelensky por telefone nesta manhã


Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados no território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana, de acordo com o comunicado.

A delegação russa chegou neste domingo a Gomel, cidade bielorrussa, onde havia proposto ter a conversa, mas o líder ucraniano se negou a enviar representantes. Mais cedo, Zelensky havia recusado que a Ucrânia se encontrasse com uma delegação russa em Belarus e pediu um território neutro.

Não há informações sobre a participação da ONU ou de observadores internacionais no encontro que tenta buscar a paz no Leste Europeu.

Desde a última quinta-feira (24), cidades ucranianas são bombardeadas pela Rússia, que iniciou uma operação militar com a justificativa de defender regiões separatistas em Donbass, no leste do país. Até este domingo, a Ucrânia reconhecia a morte de mais de 350 civis.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais