Viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (14) uma operação da Polícia Nacional do Peru contra duas traficantes na cidade de San Martín de Porres. Um oficial de disfarçou de ursinho de pelúcia para atrair as criminosas e efetuar as prisões.
A ação aconteceu no Dia de São Valentim, tradicional data em que é comemorado o Dia dos Namorados ao redor do mundo. O oficial fantasiado atraiu as suspeitas com a roupa, um cartão romântico e balões, simulando uma declaração de amor. Quando elas saíram, os policiais, ursinho incluso, fizeram a prisão.
Com elas, foram encontrados mil pacotes de PBC, um produto intermediário na produção de cocaína, em que as folhas de coca são misturadas com os produtos químicos industriais e solventes, tais como o ácido sulfúrico e o querosene.
A operação pode chocar pelo tom um tanto carnavalesco, mas é apenas mais um dia nas forças de segurança peruanas. Os policiais do país já fizeram diversas operações fantasiados.
Vingadores unidos contra o tráfico
- A primeira operação do tipo aconteceu em novembro de 2022. Policiais se vestiram de super-heróis para deter suspeitos de tráfico de drogas em Lima, capital do país.
- Eles usaram roupas de nomes conhecidos dos quadrinhos: Homem-Aranha, Capitão América, Thor e Mulher-Gato
- A operação, batizada de “Marvel”, tinha como alvo uma família. Pai, mãe e filhos foram detidos.
Papai Noel policial
- Em dezembro de 2023, foi a vez do Papai Noel entrar na luta contra o crime em Lima.
- Um policial se disfarçou de bom velhinho para arrombar a porta de uma casa onde se encontrava uma quadrilha de traficantes.
- Além do ‘bom velhinho’, outros agentes disfarçados surpreenderam homens que vendiam pasta base de cocaína e maconha.
- Em 31 de outubro, uma operação semelhante foi realizada no Halloween. Na ocasião, os agentes se vestiram como personagens assustadores.
Por que os policiais peruanos se fantasiam
A Polícia Nacional do Peru afirma que há dois motivos de colocar os seus policiais em fantasias para operações durantes datas festivas: segurança e surpresa.
Durante a “Operação Marvel”, os policiais explicaram temerem que os bandidos fossem alertados e começassem um confronto em um bairro residencial. Como havia um colégio por perto e estava na época do Dia das Bruxas, acharam que a população local não ia estranhar um grupo fantasiado andando pelas ruas.
As roupas também ajudaram a pegar os criminosos desprevenidos. Quando notaram que era uma batida policial, já era tarde demais.
A polícia peruana também aproveita a publicidade que essas operações ganham. Todas as batidas do tipo são filmadas, por exemplo.
Com o ursinho policial, as redes sociais da Polícia Nacional chegaram até a compartilhar uma mensagem brincalhona: “Se ele te ama, não vai deixar você cometer um crime”
O que é a Polícia Nacional do Peru
- A Polícia Nacional do Peru é a principal força de segurança interna do país.
- Criada em 1988, ele unificou em só uma entidade as diferentes polícias que atuavam no país, como a Guarda Republicana e a Polícia de Investigações.
- É função da Polícia Nacional tanto investigar crimes quanto realizar operações policiais. Ao contrário do Brasil, em que a Polícia Civil tem o foco em investigação, enquanto a Militar dedica-se ao patrulhamento.