Terceiro cruzeiro é investigado pela Anvisa por suspeita de casos de Covid-19

Navio MSC Preziosa estava ancorado na Região dos Lagos e já voltou ao Rio de Janeiro

Da Redação, com BandNews FM e Jornal da Band

Em Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, a operadora de cruzeiros MSC identificou casos de suspeitos de Covid-19 no navio MSC Preziosa. Neste domingo (2), o navio retornou ao Rio de Janeiro. 

O número exato de infectados não foi divulgado, mas deve girar em torno de 20 pessoas, de acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. A empresa MSC Cruzeiros informou que o número de casos investigados representa 0,6% do total de passageiros. A embarcação tem capacidade para 4.363 pessoas, mas atualmente pode operar com até 75% do público.

Na noite de réveillon, o MSC Preziosa ficou ancorado na Praia de Copacabana. Depois da virada do ano, ele seguiu para a cidade de Búzios, onde os primeiros casos começaram a ser diagnosticados. Por isso, a embarcação retornou ao porto de origem.

Anvisa apura infrações sanitárias; agência recomendou suspensão de cruzeiros

Após os casos de Covid-19 em navios de cruzeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que apura possíveis infrações sanitárias nas embarcações. Caso sejam constatadas, as empresas podem ser multadas ou até suspensas de operar.

A agência já havia recomendado a suspensão temporária da temporada de cruzeiros no Brasil. O alerta havia sido feito depois do surto de covid que atingiu outros dois navios, em Santos (SP) e em Salvador (BA). Os navios Costa Diadema e MSC Splendida estão impedidos de seguir com as atividades até nova avaliação sanitária.

Mais pessoas desembarcaram neste sábado (1º) do cruzeiro MSC Esplendida, em Santos, depois que um surto de covid-19 interrompeu o que seria um Réveillon de luxo perto da costa do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (30), os 78 infectados e quem teve contato com eles já tinham desembarcado para cumprir quarentena na cidade do litoral paulista.

O mesmo foi feito em Salvador com as 68 pessoas que testaram positivo no navio Costa Diadema. Eles cumprem quarentena em hotéis. A Anvisa também liberou o desembarque de passageiros não infectados que moram na cidade. A embarcação, que também está com a operação interrompida, voltou para Santos com os demais passageiros e deve atracar na segunda-feira (3).

Segundo a agência, os infectados serão monitorados pela vigilância em saúde das cidades de destino. Os demais passageiros passam por testes de detecção da covid antes de desembarcar e são transportados em veículos das próprias operadoras dos navios.

O Ministério da Saúde respondeu que as medidas serão avaliadas junto com outros ministérios. Enquanto isso, as empresas responsáveis pelas embarcações que tiveram casos de covid planejam a volta das operações neste mês e ofereceram créditos para os hóspedes e agências que foram afetados pelas mudanças.

Suspensos no Brasil desde o início da pandemia, os cruzeiros retornaram em novembro após publicação de portaria interministerial. Para essa temporada, estão previstas sete embarcações, com mais de 560 mil leitos, a maior oferta dos últimos quatro anos. Mas, diante desses surtos de covid em navios, a Anvisa recomendou suspender provisoriamente a atividade no país.

Em nota, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos disse que os cerca de 300 casos positivos identificados até agora representam apenas 0,2% dos passageiros e tripulantes embarcados desde o início da temporada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.